Oi gente!

Quem gosta bastante de filmes de terror já deve ter ouvido falar do longa austríaco Goodnight Mommy. Assisti o filme e vim passar minhas impressões para vocês! Como uma boa adepta da cultura indie, também gosto de filmes alternativos e ainda mais de terror que é um dos meus gêneros favoritos, já perdi a conta de quantas versões que já assisti de "O Chamado" e "O Grito". Assisti esse longa pela internet mesmo, no Megafilmes. Este tipo de terror é psicológico então não fique esperando mostrinhos, sangue, assassinos, nem nada desse tipo. Minha dica é: tenha paciência para assistir. Existem alguns spoilers, ignore se sua intenção é assistir o filme.

Sinopse: o filme têm três personagens principais, a mãe e os dois filhos (irmão gêmeos). Após a mãe voltar de uma série de cirurgias, os irmãos estranham as atitudes da mãe e desconfiam que ela não seja mais a mesma pessoa. O grande cenário é uma casa isolada em meio a muitas árvores.

Algumas observações:

  • O título do filme original é "ICH SEH ICH SEH", isto significaria "Eu vejo", não sei porque mudaram em inglês para "Goodnight Mommy", mas vendo em uma análise subjetiva, os dois títulos se encaixam
  • É legal a gente assistir um filme que não seja hollywoodiano e nós podemos entrar em contato com outras línguas e culturas
  • As cenas e a fotografia também são diferentes dos filmes americanos, é legal observar como a direção de cena pode ser variadas
  • Os filmes europeus têm uma velocidade menor do que os filmes americanos e brasileiros, apesar de ter apenas um 1h 40min de duração, nós temos a impressão de o filme ser mais longo do que realmente é.
  • Existe bastante subjetividade dentro do filme, é possível abrir espaço em algumas cenas para interpretações, acho que pode ser considerado um diferencial.
  • Existem algumas cenas que dão bastante aflição rs...
  • Até a metade do filme, você fica bem intrigado, depois de um tempo, para mim já foi possível perceber o que realmente estava acontecendo

  • Alerta de spoiler: o filme possui sim um plot twist (reviravolta inesperada), mas na minha opinião achei meio previsível... no filme os gêmeos passam a torturar a mãe.
  • Alerta de spoiler: para mim um dos erros foi a mãe ter retirado as gazes do rosto, na minha opinião seria mais intrigante se ela continuasse com a "máscara" até o final.
  • Alerta de spoiler:já tinha percebido que um dos meninos nunca chamava o outro pelo nome e isso em si já era bem intrigante, nós só descobrimos o nome do irmão lá pela metade do filme.

Avaliação final: fiquei um pouco decepcionada, principalmente por causa do final e com o desenvolver da história, achei bem previsível... O filme é um terror psicológico, mas na minha opinião o longa se enquadra em uma posição mais de trhiller do que de terror propriamente dito. Vale a pena assistir para cada um tirar suas conclusões, vi alguns fóruns com opiniões bem divergentes, tem gente que ama e gente que odeia. No meu caso a minha opinião final é: o trailler assusta mais do que o filme.

Trailler

E aí? Alguém já assistiu? O que acharam? Comentem!

;)

comments powered by Disqus